Whats App e linchamentos na Índia, qual a relação?

29 set Whats App e linchamentos na Índia, qual a relação?

Todos sabem que as redes sociais e os aplicativos de conversas instantâneas estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas em todos os lugares do mundo. O que muitas pessoas podem desconhecer, no entanto, é o poder que as mensagens compartilhadas nessas plataformas possuem.

Quem nunca recebeu, entre muitas outras, mensagens sobre crianças doentes, pessoas desaparecidas, parentes que precisavam de doação de sangue, alertas de chuvas fortes e enchentes? A mensagem é transmitida de uma pessoa para a outra e em segundos é compartilhada com milhões de pessoas, e muitas vezes quem repassou a mensagem sequer a leu.

Na Índia, 10 pessoas foram mortas em incidentes diferentes devido a falsas acusações veiculadas pelo WhatsApp, que tratavam de tráfico infantil. De acordo com as mensagens compartilhadas, um número assustador de 300 pessoas havia chegado ao estado indiano Gujarat com o objetivo de sequestrar crianças e vendê-las.

Quatro mulheres foram linchadas por cerca de 100 pessoas, sob a acusação de fazerem parte de um grupo de traficantes. Uma mulher foi obrigada por uma multidão a ir a uma delegacia, acusada de ter roubado o bebê que carregava, quando, na verdade, tratava-se de sua filha. Em razão dos incidentes, a polícia divulgou uma nota pedindo que a população ignorasse os boatos sobre os traficantes.

A Índia enfrenta o problema do tráfico de crianças há muito tempo. Assim, um medo enraizado na população foi acalorado pelas mensagens falsas que circulam por plataformas digitais, como o Whatsapp. Os problemas sociais, a falta de credibilidade da população no governo e na polícia, e, principalmente, o medo ampliado pela circulação de notícias falsas resultaram nos linchamentos de pessoas inocentes.

Noticias falsas, conhecidas como “fake news”, têm colecionado diversas histórias trágicas pelo mundo. Essa é apenas uma delas. É preciso que não somente as plataformas digitais encontrem formas de impedir a veiculação e propagação de mensagens desse tipo, mas também que os usuários se certifiquem sobre a veracidade do conteúdo das mensagens antes de compartilhá-las. Trata-se de um esforço conjunto. E a pergunta do dia é: você tem ajudado a espalhar ou a interromper o caos?

Fontes:

BOATOS DE WHATSAPP SOBRE TRAFICANTES DE CRIANÇAS DEFLAGRAM ONDA DE LINCHAMENTOS NA ÍNDIA; Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/boatos-de-whatsapp-sobre-traficantes-de-criancas-deflagram-onda-de-linchamentos-na-india.ghtml; Acesso em: 04/07/2018;

WHATSAPP VAI TESTAR FERRAMENTA CONTRA BOATOS APÓS ONDA DE LINCHAMENTOS NA ÍNDIA; Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/whatsapp-vai-testar-ferramenta-contra-boatos-apos-onda-de-linchamentos-na-india.ghtml Acesso em: 04/07/2018;