Neguinho não, é Sir Lewis Hamilton!

06 jul Neguinho não, é Sir Lewis Hamilton!

Mais uma fala racista de Nelson Piquet

Nelson Piquet, ex-piloto campeão por três vezes na Fórmula 1, voltou à atenção da mídia essas últimas semanas após uma fala racista em uma entrevista de novembro de 2021, em que se refere ao inglês Lewis Hamilton, o maior campeão de todos os tempos que já carrega sete títulos mundiais, e ainda está na ativa, como “neguinho”, além de proferir, na mesma entrevista, discurso homofóbico contra o piloto.

Em resposta Lewis Hamilton postou em seu Twitter o seguinte comentário:
“É mais que linguagem. Esses pensamentos arcaicos precisam mudar e não ter espaço em nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e alvo delas por toda minha vida. Tiveram bastante tempo para aprender. Chegou a hora da ação.”

O episódio tem sido intensamente veiculado, com alguns saindo em defesa de Piquet falando que há uma questão de tradução, e que a palavra “neguinho” não é vista como pejorativa aqui no Brasil, enquanto a tradução mais aproximada é uma ofensa de proporção muito maior.

Para enxergarmos o contraponto dessa opinião equivocada indicamos a leitura do texto de @souluizteixeira, repórter e produtor de esportes da Globo, veiculado no site do Globo Esporte: Opinião Voando Baixo: “Neguinho é o c…, é Sir Lewis Hamilton!”

“Não, não é normal usar o termo “neguinho” para se dirigir a uma pessoa negra, principalmente quando não se tem grau de intimidade ou, no caso que ficou famoso e que explicitou o racismo, quando se usa o nome de todos os outros pilotos envolvidos, menos o nome do piloto negro.
Sobre o uso do “neguinho”, o diminutivo não é à toa. Ele serve exatamente para tentar apontar algo como menor, assim como é intencional apontar diretamente que aquele é “diferente” pela cor da pele e que “só tem ele ali” no meio de outros e de um espaço que, na visão de quem acusa, não o pertence.”

O texto pode ser lido na íntegra no site do Globo Esporte, e realmente vale a leitura.

#Racismo #LewisHamilton #NelsonPiquet #DiscursoDeOdio #IBPEL #f1 #formula1 #