Eleições na era digital

29 set Eleições na era digital

O Brasil vive uma grave crise política e, em meio a um ano eleitoral, o clima fica cada vez mais tenso. Já foi vivenciado por outros países como a internet pode alterar o rumo das eleições. Nos Estados Unidos, por exemplo, foram indiciados 13 russos por suspeita de envolvimento nas eleições do Presidente Trump com a publicação de notícias falsas. (Leia mais sobre o assunto no informativo: UNIÃO EUROPEIA E O COMBATE ÀS FAKE NEWS RUSSAS).

Nesse contexto, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE convocou o Ministério da Defesa e das Forças Armadas para monitorar as redes sociais, com o intuito de combater as “fake news” durante as eleições de 2018.

O direito e o processo democrático precisam acompanhar a evolução da Era Digital. Como já tratado no informativo FONTE SEGURA, o poder negativo das fake news não pode ser ignorado. As notícias hoje se espalham em uma velocidade extraordinária e as fake news provocam enormes estragos, antes mesmo que a população se dê conta da falsidade do conteúdo lido e compartilhado.

Na instabilidade política que o país vive, associada à desmoralização dos poderes e das entidades públicas e somada à polarização política, uma matéria com conteúdo sabidamente falso pode gerar consequências gravíssimas para o processo eleitoral.

A preocupação se acentua ao considerar o fato de que, com o advento da internet e das redes sociais, o número de informações que circulam é enorme, o que dificulta a identificação de quais notícias são verdadeiras e quais são falsas. Além disso, os usuários que publicam inicialmente as fake news possuem formas de dificultar ainda mais esse processo de identificação. Leia mais sobre o assunto no informativo: FONTE SEGURA.

As eleições estão se aproximando e, mais que nunca, é preciso união para combater essas notícias falsas, impedindo que o processo democrático e a própria democracia corram perigo. Vamos ajudar lendo e compartilhando notícias na internet de modo consciente?

Fontes:

TSE CONVOCA EXÉRCITO PARA MONITORAR REDES SOCIAIS DURANTE AS ELEIÇÕES; Disponível em: https://www.conjur.com.br/2017-out-25/tse-convoca-exercito-monitorar-redes-sociais-durante-eleicoes; Acesso em 14/06/2018;

‘FAKE NEWS’: A GUERRA INFORMATIVA QUE JÁ CONTAMINA AS ELEIÇÕES NO BRASIL; Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/09/politica/1518209427_170599.html?rel=mas; Acesso em 14/06/2018;