Com Grandes Poderes Vêm Grandes Responsabilidades. Você tem pensado antes de falar?

25 out Com Grandes Poderes Vêm Grandes Responsabilidades. Você tem pensado antes de falar?

“Acima de todas as liberdades, dê-me a de saber, de me expressar, de debater com autonomia, de acordo com minha consciência”.

John Milton

O direito de se expressar é inerente às pessoas que interagem em redes sociais e em aplicativos de conversas instantâneas e que assistem e participam de reality shows. O fluxo de informações e o acesso a elas nunca foi tão intenso e instantâneo. Mas numa sociedade em que se leem apenas as manchetes de notícias e não o seu conteúdo, a verdade é que se sabe muito pouco de quase tudo, o que pode significar que não se sabe nada profunda e adequadamente.

Poucos são os que buscam fontes confiáveis e variadas para obterem informações. Ainda mais raros são os que, antes de expressar uma opinião, fazem uma verdadeira reflexão sobre o tema. Dizer o que se pensa tem se tornado cada vez mais fácil, e muitas vezes essa atitude é feita de forma irresponsável, vez que os seus agentes se omitem pela falsa sensação de segurança e anonimato que a internet proporciona, como visto no nosso artigo sobre fake news.

A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado pela Constituição Federal. No entanto, poucos são os que realmente sabem o que representa essa garantia, e quais são os seus limites. “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, disse o cineasta Stan Lee. O direito pressupõe um poder, que deve ser exercido com responsabilidade. Da mesma forma, conhecimento consiste em um poder, que deve ser exercido com sabedoria.

Assim como qualquer direito, o direito à liberdade de expressão não é absoluto e deve respeitar outros direitos igualmente fundamentais. São vedados, por isso, o anonimato, os discursos de ódio, a apologia a crimes. Além disso, a Constituição proíbe a censura, mas assegura o direito de resposta, que deve ser proporcional ao agravo, além de prever reparação civil aos danos materiais, morais e à imagem.

Nesse sentido, é livre a manifestação do pensamento, assim como é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, Porém, o fato de serem livres não significa que sejam ilimitadas.

Esse direito, tão inerente ao ser humano, é objeto de constante violação, e o principal caminho para impedir seu cerceamento, consiste no melhor conhecimento sobre ele e, principalmente, exercê-lo de forma consciente. Será que você pensa antes de falar? Será que você tem certeza da veracidade do que fala e das consequências que suas manifestações podem provocar? Sempre vale a pena a reflexão!

Fontes:

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 19/05/2018

FRASE DA SEMANA : COM GRANDES PODERES, VÊM GRANDES RESPONSABILIDADES. Disponível em:https://super.abril.com.br/blog/superblog/frase-da-semana-8220-com-grandes-poderes-vem-grandes-responsabilidades-8221-8211-stan-lee/. Acesso em: 19/05/2018.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Disponível em: https://www.pensador.com/liberdade_de_expressao/. Acesso em: 19/05/2018

CONCEITO DE PERSPECTIVA. Disponível em: http://queconceito.com.br/perspectiva. Acesso em: 19/05/2018